Multimídia - Artigos

Domingo, 06 de agosto de 2023

"Vana gloria": glória vazia = vanglória

Foto | "Vana gloria": glória vazia = vanglória

            Hoje em dia, do jeito que as redes sociais transformaram o mundo numa aldeia global onde as notícias são instantâneas e geram milhões de milhões de visualizações, quantos sonham - lutam às vezes sem quaisquer escrúpulos - em atingir esse patamar que lhes acarretem prestígio, poder e consequentes riquezas.

            Virar celebridade se tornou a paixão de adolescentes, de adultos e até de idosos, de famílias e de grupos. São as clássicas três tentações: Fama - Poder - Riqueza. Ter fama atrai poder e riqueza. Ter poder atrai fama e riqueza. Ter riqueza atrai fama e poder. Elas se complementam, uma trabalha para a outra.

            No capítulo 20 do evangelho de Mateus tem uma passagem que mostra uma mãe preocupada em garantir o sucesso e o prestígio de seus dois filhos. Ela ali não tem nome. Mas tem um fácil acesso a Jesus, pois estes dois filhos são apóstolos desde o início da missão do nazareno, que lhes parece ser aquele que vai restabelecer o reino de Israel com o mesmo prestígio do admirado e respeitado rei Davi, de saudosa memória, de mil anos atrás. O pai dos dois rapazes se chama Zebedeu, eram gente simples, pescadores, lutando pela vida, mas agora, com essa possibilidade deste poderoso homem, que tem Deus ao seu lado, e já vem demonstrando grandes poderes e tem atraído multidões, eles não podem perder essa oportunidade de subir na vida. Essa mãe pede a Jesus que seus dois filhos sejam ministros, nos postos mais altos de seu reinado: um à direita e outro à sua esquerda.

            O equívoco dessa mãe, desse pai, dos dois filhos, e dos demais apóstolos e discípulos que até ficaram bravos com essa pretensão dessa família, foi o de pensar como muitos do nosso tempo, aqui e agora, que ambicionam essas vanglórias de fama, poder e riquezas. Ainda não tinham entendido que o seu divino Mestre estava indo para Jerusalém não para se tornar rei, porque já é Rei eterno, mas para servir seus irmãos humanos com a salvação, que iria obter com derramamento de seu sangue. O que todos só entenderam tudo isso depois da Ressurreição de Jesus, e de Pentecostes.

            E tanta gente se perde para sempre, por ficar só atrás de Fama, Poder e Riquezas!

Por: Diácono J. P. Lombardi
Diácono J. P. Lombardi

Sobre o autor:

Diácono permanente da Diocese de Barretos, ordenado aos 10/08/2012. Jornalista com curso superior em Comunicação Social.

Veja mais artigos do autor >>>